Um ano depois de descobrir que eu e meu esposo não conseguiríamos ter uma gestação de forma natural e precisaríamos da FIV (fertilização in vitro) - um dia descrevo melhor como foi esse processo físico e emocional - decidi procurar auxilio no SUS. Sim. No SUS.
Pesquisando na internet verifiquei que alguns Hospitais Públicos e Universidades fazem o procedimento de Reprodução Assistida vinculado ao SUS. Mas não achei informações precisas de como (de fato) entrar nessa fila.
Então pensei em ir para o óbvio: começar pela UBS (Unidade Básica de Saúde) da minha região. Falei com a agente de saúde que passa na minha casa que “gostaria de entrar na fila de Reprodução Assistida”.
A agente me explicou que eu deveria começar participando da reunião de planejamento familiar e para minha sorte teria uma em menos de uma semana.
Ontem passei na reunião e foi uma surpresa muito BOA. Vou explicar: a reunião de planejamento familiar é uma reunião do SUS gratuita que explica os métodos contraceptivos disponíveis e que inicia o acolhimento para as pessoas que querem fazer laqueadura, vasectomia, colocar o DIU ou ajuda na CONCEPÇÃO (meu caso ❤️)
Eu era a única pessoa da reunião buscando auxilio para concepção. Após a reunião que durou aproximadamente 40 minutos a enfermeira fez meu cadastro e agendou consulta com minha médica da família já para o dia seguinte 😱 (mais rapido que convênio médico)
Nunca passei com esse profissional no Posto. E confesso que estou extremamente ansiosa… um medo de que essa esperança de fazer a FIV pelo SUS seja arrancada de mim a qualquer momento.
Mas por enquanto vou me permitir sonhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário